O que é Certificado Digital SSL?
marketing digital evolução
Produtos Naturais e a explosão de vendas
15/05/2017
bethany hamilton
Nossos Sites | Plataforma Renomada
21/08/2017
certificado segurança do site

certificado segurança do site

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança criado pela Netscape que se tornou padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet.

Já ouviu falar da importância do Certificado SSL para o seu site? Implementar o certificado SSL em seu site inspira confiança e mostra que você se importa com a privacidade e integridade dos dados dos seus usuários.

O portal da Revista Exame divulgou uma pesquisa do “Perfil do E-commerce Brasileiro” realizada pela BigData Corp. sob encomenda do PayPal Brasil:

“ A pesquisa aponta que a utilização de certificado SSL cresceu 250% nos últimos dozes meses. Os números demonstram o esforço dos empreendedores em oferecer métodos mais seguros aos seus clientes: 73,85% das lojas virtuais já possuem esta ferramenta de segurança – em 2015, o índice era de apenas 20,65%. Além disso, 41,21% dos varejistas contrataram algum serviço de pagamento eletrônico, contra 38,09% no ano anterior.
Dois fatores impulsionaram esse crescimento vertiginoso. Em primeiro lugar está a conscientização das próprias fornecedoras de tecnologia para e-commerce, que enxergaram na segurança um item importante para a experiência do consumidor durante a compra e implementaram automaticamente funcionalidades em seus sites parceiros. Além disso, plataformas externas, como Google, e Facebook, passaram a exigir que as páginas expostas em seus serviços estejam cada vez mais seguras.”

A tecnologia SSL foi incorporada em todos os browsers populares e funciona automaticamente quando um usuário se conecta a um servidor habilitado para o protocolo. É fácil saber quando um servidor o usa, pois sua URL iniciará com https. O “s” vem de “Secure

Quando o seu navegador se conecta a um servidor SSL, ele automaticamente pedirá ao servidor um certificado digital da Autoridade Certificadora (CA). Ela autentica a identidade do servidor para garantir que você não enviará dados sigilos para um hacker ou um site falso.

No entanto, se houver uma falha com a Autoridade Certificadora, o seu navegador irá abrir uma janela para informá-lo sobre o problema que encontrou, permitindo-lhe terminar a sessão ou continuar sob o seu próprio risco.

Tudo ocorrendo conforme o esperado, o seu browser irá automaticamente criptografar todas as informações que você envia para o site antes de deixar o seu computador. Quando as informações chegam a um servidor seguro, são decifradas usando uma chave secreta. Se o servidor envia informações de volta para você, essas informações também são criptografadas pelo servidor antes de serem enviadas. Seu navegador irá decifrá-las automaticamente no momento da chegada.

Para aqueles que utilizam um servidor seguro, também será possível autenticar os clientes que se conectam para garantir, por exemplo, que a pessoa não está tentando se passar por alguém que tenha acesso restrito. Outra característica da tecnologia SSL é a capacidade de autenticar os dados de modo que um intercessor não possa substituir por outros falsos sem serem detectados.

Embora o SSL faça um intercâmbio on-line de informações sigilosas seguras, não se pode garantir que as informações continuarão a serem mantidas em segurança uma vez que estejam no servidor. Para garantir que informações sigilosas sejam arquivadas adequadamente você deverá ler as políticas de privacidade dos sites que confia suas informações. Não adianta confiar seus dados pessoais para o SSL, se os servidores não estejam vinculados por um acesso restrito e protocolos de segurança. Por isso, sempre é bom ler as políticas de privacidade dos sites antes de informar suas informações pessoais on-line.